top of page

Prefeitura publica Plano Municipal de Educação Ambiental

O Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA), que define diretrizes para ações voltadas à sustentabilidade socioambiental do município, foi publicado em outubro pela Prefeitura de Piracicaba. O documento foi elaborado de forma participativa, envolvendo instituições do poder público municipal e da sociedade civil organizada, a partir da criação de uma comissão ligada ao Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

Por isso, o PMEA é amplo e abrangente nas questões socioambientais. O Plano prioriza processos formativos e educativos envolvendo o poder público, a sociedade civil e a integração e fortalecimento das ações já existentes no município no contexto regional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.


Tendo em vista o desenvolvimento da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – Lei Nº 6.922/2010, o Plano tem como objetivos:


* fortalecer e ampliar a educação ambiental (EA) e a sustentabilidade socioambiental em todas as atividades da gestão municipal e na cultura institucional de modo permanente, continuado, transversal e integrador;


* articular as iniciativas de EA desenvolvidas no município;


* reforçar a responsabilidade das instituições públicas e privadas no desenvolvimento da EA;


*enraizar e popularizar a EA junto à comunidade piracicabana ampliando os canais de participação;


* definir condições objetivas para o desenvolvimento da EA no município com estabelecimento de metas, recursos e responsabilidades.



O Plano estabelece 12 diretrizes para a educação ambiental realizada, e que se pretende implantar no município, considerando os aspectos naturais, políticos, econômicos, sociais, estímulo ao pensamento crítico, participação e transformação social. Destaca-se a articulação das metas do Plano com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), vislumbrando o cenário global nas ações locais.


“A materialização do PMEA é um ganho para Piracicaba, pois possibilita o fortalecimento e crescimento da área no município. Além disso, a forma como foi elaborado, primando pela participação, foi fundamental para o estabelecimento de diretrizes abrangentes e integradas com o contexto regional”, analisa Laís Ferraz de Camargo, assessora de Projetos Pedagógicos em Educação Ambiental.


O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, destaca a importância da criação do PMEA. “O ambiente depende muito da ação de cada cidadão. Este Plano vai contribuir para que Piracicaba continue buscando a sustentabilidade e a qualidade de vida, cada vez mais exigidas pela sociedade”, declara Menten.


COMISSÃO - Para implementação e acompanhamento do Plano uma comissão será formada, ligada ao GMEA, com participação do poder executivo e sociedade civil organizada, a qual será responsável também por divulgar as ações desenvolvidas e seus resultados.


Conheça o Plano Municipal de Educação Ambiental, acessando https://gmeapiracicaba1.wixsite.com/gmea/biblioteca-1

bottom of page