top of page

Zoológico de Piracicaba participa do “DIA NACIONAL DE URUBUZAR” 13 a 15 de Novembro de 2021

A SEDEMA, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA) e Zoológico Municipal, participa de uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil: O Dia Nacional de Urubuzar.

Serão realizadas em todo o país atividades de conscientização, durante os dias 13 a 15 de novembro, para salvar os animais silvestres dos atropelamentos. O atropelamento é uma ameaça séria para a fauna brasileira. Milhões de animais são atropelados a cada ano nas estradas brasileiras, muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção.

O Dia Nacional de Urubuzar (DNU) é um dia de ações em que cada instituição parceira realiza ações de conscientização sobre os acidentes envolvendo animais em estradas e rodovias e também divulga a importância de fazer o registro das ocorrências no aplicativo. Neste ano, o DNU ocorrerá em três dias e já conta com mais de 180 equipes cadastradas em 22 Estados, incluindo representantes de universidades, ONGs e Zoológicos.

As ações realizadas pelo NEA/SEDEMA e Zoológico de Piracicaba serão, neste ano, exclusivamente virtuais, por meio de postagens nas redes sociais, visando a divulgação do DNU e a sensibilização dos seguidores sobre os atropelamentos dos animais silvestres, assim como o impacto para a biodiversidade.

O que é o Sistema Urubu?

É um aplicativo de celular que permite a qualquer cidadão contribuir com a conservação, protegendo animais silvestres de atropelamentos.

O Sistema Urubu está disponível gratuitamente para Android e iOS. Seu uso é muito simples: ao encontrar um animal atropelado, você tira uma foto usando o aplicativo, a foto é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Eles juntam todos os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir os atropelamentos.

O sistema, lançado em 2014, é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada pessoa, tendo este aplicativo em mãos tem o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos são os dados e as medidas que podem ser tomadas. Assim, cria-se uma rede em que as atividades têm um impacto real na proteção dos animais silvestres.

O Sistema Urubu mantém o site https://sistemaurubu.com.br/dnu/ com informações de todas as edições do DNU e informações sobre o aplicativo, assim como um site educativo - https://sites.google.com/ecoestradas.org/urubu-educacao/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0 - no qual todos podem ter acesso à materiais educativos sobre a campanha.

Acompanhe as redes sociais do Zoo - @zoodepiracicaba / facebook.com/piracicaba.sp.gov.br e do Núcleo de Educação Ambiental - @neasedema e facebook.com/nucleoeducacaoambiental para conferir todas as atividades.


Informações:

Núcleo de Educação Ambiental – SEDEMA / Email: neasedema@gmail.com

bottom of page